Ads 468x60px

Tradutor / Translate

© 2012 Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.

Análise - Pro Evolution Soccer 13


   Pro Evolution Soccer 2013 é um dos jogos de futebol mais popular entre os gamers brasileiros, desde a fase Winning Eleven. Podemos olhar para este jogo com ares de despedida, já que é a última versão do game que será produzida com foco na geração atual, tendo em vista que a Konami prometeu aos seus consumidores que o próximo jogo da série utilizará a Fox Engine, idealizada por Hideo Kojima. Enquanto aguardamos a mudança radical que o game sofrerá no próximo ano, vamos falando sobre o popularmente conhecido PES 2013, que está recheado de novidades, e continua em sua busca incansável para alcançar a diferença que o FIFA abriu sobre ele. Mas parece que vai demorar.

   Uma das novidades, que pode ser citada como a principal, é a nova área de treinamento de performances situada no jogo. Assim que o jogador começar a sua experiência com PES 2013, ela será apresentada ao jogador, que ao mesmo poderá experimentá-la antes mesmo de começar a disputar alguma competição. Trate-se de uma área onde serão treinadas diversas situações que podem acontecer durante o jogo. Isso dá um pouco mais de objetividade àquela área de treinamentos, já que anteriormente ela era bem “paradona”, e cremos que muitos não perdiam sequer um minuto a utilizando. Pois bem, agora o desafio está lançado! Foram relacionadas várias situações, como por exemplo, a opção de Drible. O jogador terá 3 mini-testes dentro desta opção, onde ele terá que executar corretamente o que for pedido, para que ele possa dar sequencia ao seu treinamento. Além disso, será ensinado como executar alguns dribles, e serão desbloqueados outros novos. Mas não só de dribles se faz um time. Também será possível aprender a armar alguns lances de ataque perigosos, e desarmar os adversários de forma limpa - sem falta, ou o juiz te punirá com amarelo.


   Após estes treinamentos, o jogador possivelmente terá acrescentado diversas novas informações ao seu cartel de jogadas, logo, poderá começar a desafiar outros jogadores no modo online. E é no modo online que vemos uma grande mudança feita pela Konami. Muitos jogadores consideravam o modo online de PES 2012 bem complicado e confuso, onde não conseguiam mexer direito, e nem onde as coisas eram localizadas.

   O novo modo online de PES vem bem simples e fácil de ser utilizado, o que muitos jogadores irão agradecer com louvor! Quando falamos sobre este modo, podemos destacar as comunidades online, que, assim como era possível convidar seus amigos para participarem na versão de 2012, o jogador poderá avaliar ou ser avaliado pelo seu desempenho em jogo, onde ele poderá encontrar oponentes com o mesmo nível de jogo. 


   O modo de carreira Football Life também sofreu grandes mudanças. A Konami resolveu facilitar a vida dos jogadores também neste modo. Além de mudanças na parte visual de seus menus, que estão muito mais bonitos, temos diversas novas características. Agora, o jogador poderá comprar alguns acessórios que contarão para aumentar ou melhorar a performance de um jogador, como pesos para musculação, por exemplo. Também será possível saber em que posição seu jogador se encontra na preferência do treinador para àquela posição escolhida, e até mesmo escolher o número da camisa desejada para o seu jogador.

   Outra novidade é que, ao iniciar o modo “Become a Legend”, você terá a opção de escolher entre criar um jogador do zero, ou começar com um já existente. Uma opção bem inútil se pararmos para pensar que a graça de se “tornar uma lenda” é começar do zero em um clube pequeno e ir alcançando suas glórias, do que já começar no todo-poderoso Real Madridno auge de sua performance
. E por falar em CR7, o seu estilo de jogar também foi transportado para o jogo, o que faz com que controlemos um autêntico Cristiano Ronaldo em PES 2013. Outros jogadores como Messi Neymar também tiverem seus estilos incorporados ao game. O menu principal do Football Life também mostra as condições atuais do seu jogador, seu salário atual, e também se seu jogador está cansado ou não para a próxima partida.

   Outra grande novidade de PES 2013 é a liga do Brasil, onde teremos 20 clubes brasileiros licenciados pela primeira vez, além de dois estádios que também debutam no jogo, que são Morumbi Vila Belmiro. Os uniformes estão muito bem desenhados e realistas, porém, os atributos dos jogadores não estão a altura. Tirando jogadores como Neymar e Ronaldinho Gaúcho, os outros estão bem abaixo da média.

   Outro problema é quanto a atualização, transações como a de Ganso para o São Paulo são até aceitáveis de não estarem presentes no jogo. Mas parece que a atualização dos times foi fechada há vários meses atrás, já que temos jogadores como Tinga, que se transferiu para o Cruzeiro, e no jogo ainda está no Inter, e Deivid, que foi para o Coritiba, e no jogo ainda está no Flamengo. Os clubes europeus também sofrem com este problema, já que Van Persie ainda é jogador do North London (Arsenal) no jogo. Como jogamos antes das atualizações online terem sido lançadas, é possível que isso já tenha mudado, mas fica o aviso.


   A inteligência artificial do PES 2013 também sofreu alterações. Em alguns lances, nós simplesmente sabíamos que o goleiro não chegaria, devido ao movimento executado no momento do chute. Agora, os goleiros estão mais bem “treinados” em relação a isso. Eles estão realizando várias defesas difíceis, complicando um pouco a nossa vida. Um bug que era muito explorado por jogadores no modo online, durante a cobrança de falta, parece que foi consertado. Agora o goleiro não é mais atrapalhado neste tipo de lance. Mas a inteligência artificial não evoluiu tanto assim, já que alguns jogadores ainda hesitam em correr para uma posição que certamente lhes dariam mais vantagem. 

   Marcar outro jogador no PES 2013 também está bem melhor. Parece que houve um treino de fundamentos do futebol entre os programadores da Konami, onde eles aprenderam como funciona o Desarme em um jogo de futebol. Mas, mesmo melhorando a marcação, ficou faltando alguma coisa em relação a facilidade de marcar gols. A grande maioria dos cruzamentos na área resultam em gol. Mesmo com o sexto nível de dificuldade selecionado, o Super Star, é incrível a facilidade encontrada para balançar o capim no fundo do gol adversário. A IA dos jogadores evolui, os goleiros pegam bolas mais difíceis, mas PES continuando levando gols bobos, em jogadas estranhas.

   Pro Evolution Soccer 2013 está muito mais evoluído que seu antecessor PES 2012. Por um lado, tenta melhorar a vida online de seus jogadores, por outro, ainda traz jogadas bem difíceis de serem executadas, e que acabam ficando inexploradas. No fim, segue atrás de seu Rival FIFA em vários quesitos, mas nada que destrua a paixão que seus fãs carregam pela franquia desde Winning Eleven. Ainda sim é um jogo competitivo, que atrai milhões de jogadores para o seu modo online, e conta com a narração de Silvio Luiz, com comentários de Mauro Beting, que não é bem uma novidade, já que foi algo implementado no anterior.




[Nota geral: 9,5]

0 comentários:

Postar um comentário

 

Visitas desde Setembro/2012