Ads 468x60px

Tradutor / Translate

© 2012 Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.

ANÁLISE - FIFA 13 - XBOX 360


   FIFA 13, em sua vigésima edição, a EA Sports declarou que pretende sim continuar surpreendendo os jogadores da série de futebol que conquista os fãs de futebol pelo mundo. Apesar de problemas encontrados em sua versão para Wii e para Vita, o game chega forte para as outras plataformas disponíveis, incluindo Xbox 360, que é a versão a ser analisada.

   O jogo já demonstrou força no lançamento de sua demo no dia 11 de setembro, quando contou com mais de 1 milhão de downloads em 3 dias, onde os jogadores puderam dar uma olhada nas novas características do game, como o First Touch Control (Domínio de bola) e as novas comemorações, como a de Balotelli.

   Logo ao iniciar o jogo, já podemos ver que a tradução feita para FIFA 13 não está para brincadeiras. Quem comprar a versão brasileira do jogo terá acesso a menus totalmente em português. Bom, pelo menos eles tentaram. É exatamente ai que encontramos o seu primeiro ponto negativo. Que traduções malucas são aquelas nos Menus? Infelizmente, elas deixaram um pouco a desejar.
Messi é o melhor do mundo até no Fifa
   Vamos falar sobre coisas boas. Falaremos sobre o domínio de bola (First Touch Control) em FIFA 13. Esta é uma das melhorias a serem exaltadas, e muito bem exaltada por sinal. Antes, qualquer jogador matava a bola com habilidade de Pelé, e já se preparava para chutar para o gol com categoria de Cristiano Ronaldo, e precisão de Messi. Com este novo recurso, o game dá mais um passo em direção da realidade. Agora, os atributos do jogador, e até o vento, contarão para ele matar a bola com categoria ou não. Então, sabe aquele jogador cabeça de bagre do seu time, que você cansa de xingá-lo quando ele não consegue dominar a bola e partir em direção ao gol quando recebe um lançamento aos 45 do segundo tempo? Pois então, o FIFA 13 nos traz aquela mesma realidade para dentro do game. Agora acabou a moleza do Negueba!

   A vida de nossos jogadores virtuais está ficando cada vez mais realista. Com um novo sistema de impacto, os jogadores estão um pouco mais sensíveis ao jogo de corpo, aquele momento em que chega um jogador para marcá-lo mais de perto ou para disputar uma jogada, o que aumenta a quantidade de empurrões, agarrões, cotoveladas, e torna as disputas pela posse de bola mais acirrada. Uma vantagem deste novo sistema, é que os encontrões bobos entre os jogadores diminuiu bastante, pois através da melhoria na inteligência artificial, eles agora tentam desviar dos outros jogadores, mas ainda é possível ver alguns daqueles momentos engraçados, incluindo alguns beijões.

   Os dribles também merecem destaque nesta nova versão, pois agora dá para fazer várias combinações dependendo da habilidade de cada jogador, ou seja, não adianta tentar um lance de efeito com um zagueiro cascudo que a probabilidade de acertar será bem menor. Mas é claro, um jogador que possua uma habilidade um pouco superior a este zagueiro será bem útil na hora em que for necessário alguma jogada criativa, com um lance de efeito, para resultar em conclusão ao gol adversário. Vale ressaltar que os comandos para efetuar dribles em FIFA 13 lembram um pouco de FIFA Street, o que nos mostra que driblar neste jogo não é para qualquer um, já que os comandos não são muito fáceis de executar, e requerem um pouco de treinamento antes de começar a sair driblando todo mundo.
Quero ver você acerta a trave
   Continuando a conectar FIFA 13 com a realidade do futebol mundial, temos a opção do Match Day, onde os acontecimentos da vida real influenciarão diretamente no que acontecer dentro do jogo. Ou seja, lembra daquela goleada que o Arsenal sofreu do Manchester (8x2, nunca esqueceremos)? Se após um jogo épico como aquele, você tiver a infeliz escolha de optar pelos Gunners, seus jogadores provavelmente estarão mais desanimados, e a possibilidade de você sofrer uma goleada no jogo será maior. Jogadores lesionados ou suspensos, também não poderão ser relacionados para as partidas, o que faz com que FIFA 13 faça um admirável trabalho ao trazer os acontecimentos do mundo do futebol para dentro dos gramados virtuais.

   O modo carreira de FIFA 13 também teve seus ajustes. Agora o jogador poderá controlar uma seleção, além de seu clube. Algo que o Championship Manager já possuía há bastante tempo. Vale lembrar também que o Ultimate Team vai incorporar um modo carreira dentro dele. O jogo conta com 69 estádios, com estreantes como o estádio do Tottenham, White Hart Lane, e o estádio do Al Shabab, o King Fahd International. Uma grande perda é o estádio do Barcelona, Camp Nou, que não foi licenciado e fica de fora de FIFA 13. O Real Madrid agradece. A trilha sonora de FIFA 13 também está muito bem feita, com músicas que vão de Two Door Cinema Club, passam por Band of Horses, e chegam em Flo Rida com Lil’ Wayne e até a banda brasileira Zémaria. Em relação aos clubes listados, não são todos os clubes brasileiros que tiveram seus símbolos e nomes licenciados, mas é bem capaz que em uma próxima atualização alguns destes times sejam adicionados.

   FIFA 13 conseguiu melhorar tudo que foi incluído no FIFA 12, e trouxe ainda um pouco mais, com o advento do Kinect na versão XBox 360. A jogabilidade também teve boas novidades, como o Match Day e o controle de bola real. Apesar da versão em português ficar devendo um pouco aos jogadores em relação a tradução e a narração, o jogo mostra que está cada vez mais próximo da realidade procurada pelos jogos de futebol. Com certeza o seu rival, PES, precisará suar bastante a camisa para alcançar ou superar este novo jogo da EA Sports.

[Nota: 9,5]




0 comentários:

Postar um comentário

 

Visitas desde Setembro/2012